julho 5, 2016 - No Comments!

Como pedalar na areia e não cair mais da bicicleta.

Já pedalou na areia? Difícil né!!! Essa é uma das experiências mais difíceis e complicadas quando falamos em pedalar em terrenos arenosos. E diversos ciclistas tem dificuldades em como fazer isso.

É muito comum quando pedalamos na areia afundar o pneu dianteiro e consequentemente perdermos o equilíbrio devido a isso. Esse é o grande problema de quem está começando suas aventuras em diferentes terrenos e por esse motivo enfrenta com total velocidade o terreno arenoso.

Quando ver como é simples resolver esse problema conseguirá utilizar dessas técnicas imediatamente quando pegar as trilhas. Nossa ideia aqui além de facilitar sua vida é colocar dicas simples e práticas para você não perder mais o equilíbrio na areia.

    Confira as técnicas para pedalar na areia:

                Posição do corpo.

                Suspensão.

                Velocidade.

No vídeo 3 técnicas eficientes para manter um bom ritmo na subida falamos como você pode ter um bom desempenho nos seus pedais nas altitudes!!! E nesse artigo vamos ver que muitas das técnicas utilizadas nesse vídeo podem também ser utilizadas na areia.

posição do corpo na bicicleta

Posição do corpo –

Assim como na subida a areia também exige uma posição adequada e equilibrada do seu corpo na bicicleta. Essa posição é fundamental para que você não perca a direção dianteira e o equilíbrio da bicicleta. É muito comum vermos ciclistas iniciantes passar pelo terreno arenoso e no meio do percurso ter dificuldades em manter a velocidade, colocando o pé no chão ou até mesmo caindo da bike.

A grande dica aqui é usar a técnica em colocar o quadril na parte posterior do selim fazendo com que a distribuição do peso corporal se distribua melhor na bicicleta. Com isso você tem maior estabilidade e equilíbrio.

Não perder a dianteira é a via de regra dessa técnica. Com o peso na parte posterior do selim você consegue deixar a frente mais leve fazendo com que ela não se afunde na areia. Já que a tração da bike depende das marchas e que estão na parte posterior, quando perder o desequilíbrio suas pernas irão pedalar com mais força e eficiência equilibrando novamente.

Então, pedalar sentado e na parte posterior do selim é fundamental para seu equilibro na bike.

suspensão da bicicleta e areia

Suspensão –

Se pensarmos que esse equipamento serve para absorver o impacto entenderemos que na areia não precisamos tanto dessa eficiência.

Como a areia automaticamente absorve nosso impacto nela, fica difícil tirarmos uma boa eficiência desse equipamento se deixarmos ele sem nem uma trava. Para você ganhar uma boa velocidade no momento que entrar na areia é importante também travar sua suspensão. Assim, ela terá maior estabilidade acima da areia.

Não esqueça de destravá-la na hora que pegar um terreno mais reto e com menos oscilação.

que marchas utilizar na areia

Velocidade –

Conforme falamos sobre a suspensão, manter a velocidade alta ajuda a passar pelo terreno com maior equilíbrio e não corre o risco de ter maior resistência devido a areia.

Para isso mantenha uma cadência baixa e regule as marchas para não pedalar em “falso”. Com uma marcha pesada você precisa exercer mais “força”. Porém, consegue manter também uma maior constância na velocidade fazendo com que a tração exercida na marcha pelas forças da sua perna ultrapasse a resistência que as areias impõem.

As três dicas mostram que é simples vencer tanto a resistência que esse tipo de terreno nos impõem como também em manter-se sobre a bicicleta sem cair ou colocar o pé no chão. Isso é explicado pelo simples fato em você conseguir distribuir melhor o seu peso corporal sobre a bicicleta facilitando a locomoção pelo terreno.

Não deixe de compartilhar e disseminar essa cultura aos ciclistas novos e experientes. Tem interesse a mais conteúdo sobre MTB e ciclismo? Acesse logo a baixo e descubra mais sobre como tratamos uma rotina de pedal para ciclistas comuns que não tem objetivo em se tornar atleta mais que adora “treinar” durante a semana.

CICLISTA VIP

 

Published by: Heron Soares Santos in TREINAMENTO

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